Produtor rural é determinante para o cumprimento de objetivos da ONU








Fernanda Toigo
Imagem: Faep



Há dez anos, o mundo luta para atingir os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de superar desafios sociais, econômicos e ambientais. Estabelecido em 2015, o pacto global pretende alcançar tais objetivos até o fim de 2030, de modo a não comprometer as futuras gerações. A cinco anos do prazo, o setor agropecuário será determinante para que o planeta cumpra os ODS.

Aprovada pelos Estados-membros da ONU em 2015, a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” estabeleceu 17 ODS, que, juntos, contêm 169 metas. Destas, cerca de 75% têm relação direta ou indireta com atividades agropecuárias. O setor tem atuação estratégica quando se fala, por exemplo, em erradicação da pobreza, garantia da segurança alimentar, educação e igualdade, promoção de saúde e combate às mudanças climáticas.



Isso evidencia a importância do setor agropecuário para o planeta. Temos relação direta com quase todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o que demonstra que somos parte indispensável da solução do mundo para os próximos anos”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “Temos feito a lição de casa. O setor produz mais e melhor, com respeito ao meio ambiente e às pessoas”, acrescenta.

Um dos exemplos mais explícitos que ressalta a importância do setor agropecuário para a agenda global é o ODS número 2: “Fome zero e agricultura sustentável”. Segundo o “Relatório de Desenvolvimento Sustentável – 2025”, entre 713 milhões e 757 milhões de pessoas sofrem de subnutrição crônica no mundo, o que corresponde a 9% da população. Os preços elevados dos alimentos e as mudanças climáticas estão entre as causas de uma parcela da sociedade passar fome.

Segundo o documento, se não houver mudanças profundas, o mundo pode não cumprir o ODS 2. As projeções alertam que mais de 500 milhões de pessoas podem estar cronicamente subnutridas em 2030 – a maior parte delas, na África. O setor agropecuário terá papel decisivo para reverter esse quadro. Para isso, a ONU aponta a necessidade de diversificação produtiva, aumento dos investimentos em agricultura familiar e reforço de políticas públicas de segurança alimentar.

“Atualmente, há mais de 700 milhões de pessoas passando fome. Isso é algo gritante, que mostra o quanto o setor agropecuário terá papel central no cumprimento dos ODS da ONU”, diz Rodrigo Lima, consultor do Sistema FAEP.

Comentários