Fernanda Toigo
Foto: Divulgação/UniFil
Com TNOnline
Um produtor rural de Congonhinhas, no norte do Paraná, foi surpreendido ao encontrar uma onça-parda no telhado de casa na tarde de terça-feira (30). Para conter o animal, ele conseguiu laçá-lo e acionou o Instituto Água e Terra (IAT), que fez o resgate.
Segundo o morador, a onça vinha rondando a propriedade e chegou a atacar pequenos animais do sítio. Após capturá-la, ele manteve o animal em um espaço cercado até a chegada da equipe do IAT.
A onça, fêmea com menos de um ano, foi encontrada magra e ferida. Ela foi sedada com dardo tranquilizante e encaminhada ao hospital veterinário do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina, onde recebeu atendimento especializado.
A médica veterinária Daniela Martina, especialista em animais silvestres, explicou que o tratamento inclui soro, antibióticos, anti-inflamatórios, além de exames de sangue, raio-X e ultrassom. “A onça não está bem clinicamente, chegou magra e machucada e vai precisar de alguns dias para se recuperar.
O tratamento deve prosseguir por pelo menos uma semana. Só depois será solta na natureza”, explicou a veterinária. Animal foi encontrada magra e ferida; ela deverá ser devolvida ao habitat natural na próxima semana — Foto: Divulgação/UniFil A previsão é que o animal seja devolvido ao habitat natural na próxima semana. O local e a data da soltura ainda serão definidos pelo IAT.
O veterinário Pedro Camargo, especialista em felinos do IAT, reforçou a importância de acionar os órgãos competentes em casos semelhantes. “É fundamental acionar profissionais capacitados para garantir a segurança no resgate e orientar a comunidade sobre os procedimentos corretos ao se deparar com onças ou outras espécies”, disse.Foto: Divulgação/UniFil


Comentários
Postar um comentário